Total de visualizações de página

quinta-feira, 31 de março de 2011

VALE A PENA CORRER O RISCO?

COMPRAR UM IMÓVEL EM INVENTÁRIO PODE SER VANTAJOSO. SAIBA COMO AVALIAR OS PERIGOS.

COMO SE PRECAVER.
Comprar um imóvel sem a devida legalização é sempre um risco. Se o negócio compensar em termos financeiros, veja as precausões para cada caso.

SEM LITÍGIO (Briga na Justiça)
- Com herdeiros maiores de idade, o processo deve demorar cerca de dois meses no Cartório de Notas.
- Verifique a idoneidade do falecido, dos herdeiros e de seus cônjuges em quatro instâncias.
   Estadual - peça as certidões negativas da Fazenda Pública, Ações Cíveis e Interdições e Tutelas.
   Federal - no site do STJ cheque se há alguma ação fiscal.
   Municipal - na prefeitura, peça as certidões negativas de IPTU e de situação fiduciíaria.
   RGI - no cartório da região do imóvel, peça a Certidão de Ônus Reais.
- O ideal é dar um sinal e aguardar a conclusão do inventário para efetivar a compra.
- Nesse caso, estabeleça prazo e multa para o caso de ultrapassar a data estipulada. Essa multa poderá ser abatida do saldo devedor.
- Obtenha a assinatura de todos os herdeiros e os respecitvos cônjuges.

FALTA DE RECURSO PARA PAGAR.
- Neste caso se encaixa um tratamento de saúde ou alguma emergência que possa ser comprovada. Assim, é possível entrar com processo de autorizaçao judicial para a venda.
- Com a autorização, o imóvel se destaca do chamado monte-mor (conjunto de bens em inventário) e o processo de compra e venda deverá acontecer da maneira usual

SE EXISTIR INVENTÁRIO JUDICIAL.
- É preciso verificar o motivo do litígio.(Briga na Justiça)
- Contrate um advogado para estudar o processo e dar um parecer sobre a compra.
- Quando se trata de um inventário anterior ao ano de 2009, quando não havia inventário em cartório, é preciso analisar o que está atrapalhando a conclusão do mesmo.
- Se houver litígio, a compra deve ser descartada, pois o inventário pode levar muitos anos para se concluído.
- Caso algum herdeiro seja incapaz ou menor, a venda antecipada dependerá de alvará judicial.
- Em inventários onde há mais de um imóvel em questão, é preciso analisar os demais bens. Se algum deles tiver problema, isso poderá complicar a situação daquele que está sendo comprado.
- Se não hover risco de demora, o indicado é dar um sinal para complementação de preço com a partilha registrada.
- De qualquer maneira, é preciso obter a assinatura de todos os herdeiros e os respectivos conjuges.

FIQUE DE OLHO.

- Contrato de gaveta não é garantia. Caso este não seja cumprido, o comprador terá que travar uma discussão judicial para reivindicar o bem.
- É proibida a venda do imóvel por preço vil, ou seja, o mesmo não pode custar menos do que 60% do valor de mercado.
- Mesmo depois de verificar as certidões negativas de débitos de todos os envolvidos no processo, ainda pode aparecer alguma dívida passível de execução fiscal.

Fonte de pesquisa Jornal o Extra Imóveis - Domingo dia 13 de março de 2011.

ELÁSTICO DA ESPECULAÇÃO IMOBILIÁRIA.

MUDANÇAS DE ENDEREÇOS É PRÁTICA COMUM E ENCARECE METRO QUADRADO DE LANÇAMENTOS EM ATÉ 15%.

A moda, que começou pela Zona Oeste, já se espalhou pela Região Metropolitana. Assim, Cachambi vira Meier, Andarái se torna Tijuca, Centro de Niterói se tranforma em Icaraí... e poraí vão se expandido as fronteiras e os preços, que ficam cerca de 15% mais caros.
De acordo com o sócio diretor da agência Percepttiva, Rafael Duarte, o objetivo é dar mais valor ao produto e elevar os preços.
- Isso acontece em várias cidades. Alguns bairros têm um estatus direfenciado,e o marketing faz alusão a isso para criar valor agregado.
Nesses casos, o preço do metro quadrado não fica nem lá, nem cá. Segundo Duarte, as constutoras utilizam uma cifra intermediária.
Basta prestar atenção aos folhetos de propaganda de alguns lançamentos residenciais para perceber como o mercado imobiliário PEGA EMPRETADO, nomes de determinados bairros para valorizar os empreedimentos. Isso quando não cria outras denominações mais elegantes, como o Jardim Icarái ou o mais recente Recanto Icaraí, para o que antes era conhecido como Santa Rosa,  em Niteroi.

NOVOS NOMES.

Em Niterói, Santa Rosa é para os antigos. Agora, as ruas do bairro são chamadas de Jardim Icaraí ou Recanto Icaraí. Um empreendimento em construção na cidade foi além, recebeu o nome de Grand Life Icaraí, embora esteja na Avenida Marquês do Paraná, conhecida e movimentada rua do centro de Niterói.

QUANDO O CASO PARA NA JUSTIÇA.

Esticar as fronteiras com alusão aos bairros mais valorizados no material de divulgação do empreendimentos não é somente comum, como legal. Mas, de acordo com o advogado especialista em direito imobiliário Hamilton Quirino, quando a prática tem como objetivo confundir o consumidor, isso passa a ser propaganda enganosa.
- A propaganda é parte integrante do contrato. Se no endereço do empreendimento estiver escrito o bairro vizinho, o leitor pode entrar com ação contra a construtora.
Para não ter que perder tempo e dinheiro com causas na Justiça. Quirino recomenda a visita ao empreendimento antes da compra, mesmo que o prédio esteja na planta.

Fonte de pesquisa Jornal  O Extra Imóveis Domingo 13 de março de 2011.

sábado, 12 de março de 2011

O FUTURO COMEÇA AGORA.

 LIBERADO O NOVO SITE DA VIEIRA IMÓVEIS.

http://www.wagnervieiraimoveis.com.br/

Você cliente e amigo poderá usar uma das melhores ferramentas da Internet, com este novo site você poderá perquisar, escolher, pedir, planejar, anunciar, fazer contato, terá todas as infomações que um cliente merece.
A Vieira Imóveis ficou trabalhando  muito tempo, preparando para dar esse presente, Cliente amigo tenha sempre nos seus favoritos este site pois com ele você irá ter muitas informações, o tempo em São Gonçalo, Sites para pesquisas.
A Vieira Imóveis estará esperando a sua visita, faça uma pesquisa, e deixe o seu contato para ser incluido com mais clientes, informe a sua forma de pagamento á vista ou financiamento, que tipo de imóvel deseja comprar ou vender, estamos esperando você.
Vieira Imóveis trabalhando cada vez mais em melhorar a Qualidade.

quinta-feira, 3 de março de 2011

PARA SONHAR COM O PÉ NO CHÃO.

CHECAR BEM A DOCUMENTAÇÃO E VISTORIAR O IMÓVEL GARANTEM SEGURANÇA NA HORA DA COMPRA.

CORRETOR.
Certifique-se de que o corretor tenha a carteira do Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci-RJ).
VENDEDOR.
Se o vendedor não for o proprietário do bem, exija a apresentação da opção de venda (termo que autoriza a comercialização).
SINAL.
Peça que o contrato tenha cláusula específica prevendo a devolução do sinal em caso de problemas com a documentação do vendedor.
IMÓVEL.
Cheque se o imóvel foi retomado. Se tiver sido, veja se é alvo de ação nos sites dos Tribunais Regionais e do Superior Tribunal de Justiça.
PROPRIETÁRIO.
Cheque a idoneidade do dono do bem em quatro instâncias: Estadual na Rua Almirante Barroso 90, no centro - peça as certidões negativas de Fazenda Pública, ações civis e intedições e tutela, Federal no site STJ - http://www.stj.gov.br/ - veja se há algma ação fiscal Municipal na prefeitura peça as certidões negativas de IPTU, e de situação fiduciária, Registro Geral de Imóveis nos Cartórios da região do imóvel, peça a certidão de ônus reais.
DOCUMENTOS.
Se o vendedor for casado, as certidões devem ser dos dois cônjuges e custarão cerca de R$900,00 ( novecentos reais) no total.
DÍVIDAS.
Confira a documentação do imóvel pedindo certidão negativa de débitos municipais, declaração de quitação de condomínio, tres últimas contas de água, luz, e gás e cópia do carné do IPTU.
REGISTRE.
Registre a escritura no Registro Geral de Imóveis. (RGI).

Fonte de pesquisa - Jornal O Extra Imóveis - domingo 06 de fevereiro de 2011

OLHOS ABERTOS PARA O GARIMPO

ENCONTRAR JÓIAS RARAS DO MERCADO IMOBILIÁRIO É DIFÍCIL, MAS CERTAS AÇÕES PODEM AJUDAR A GARIMPÁ-LAS

AUMENTE SUAS CHANCES EM SETE PASSOS.

1- Procure imobiliárias e profissionais habilitados pelo Creci-RJ e preencha corretamente as fichas de cadastro, deixando claro valores e perfil do imóvel desejado.
2 - Defina as regiões de preferência e procure também pelas imobiliárias pequenas, que têm clientes fiéis e onde o boca a boca funciona mais rapidamente.
3 - Ligue diariamente para os corretores e estabeleça uma relação mais próxima com eles, para que seu nome seja o primeiro a ser lembrado quando uma jóia rara pipocar no mercado.
4 - Esteja sempre disponível. Não se esqueça de que o corretor tem mais do um cliente fiel na manga. Se você não estiver disponível, outro estará.
5 - Tenha os documentos básicos para fechar o negócio em mãos. São eles, carteira de identidade, CPF, e certidão de Casamente se for o caso.
6 - Antecipe o pedido de financiamento. O dono do imóvel tem pressa e prefere dinheiro na mão. Portanto, crédito aprovado é um ótimo argumento de negociação.
7 - Não deixe a empolgação falar mais alto e sempre verifique as documentações do imóvel e do vendedor.

       Fonte de pesquisa Jornal O Extra Imóveis - Domingo 06 de fevereiro 2011.